| Tecnica de Pouso com o 747 | |
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Autor | Mensagem |
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WIC023 Hudson
Mensagens : 23 Data de inscrição : 16/02/2010 Idade : 30 Localização : São Carlos
| Assunto: Tecnica de Pouso com o 747 Ter Fev 16, 2010 9:16 pm | |
| Boa pessoal,eu gostaria de saber se alguem aqui do forum tem umas dicas pro pouso do 747 pq eu estou com muita ppouca sorte com ele esses dias no quesito TD,é eu acho que é porque ele é alto ai quando acho que n vai tocar ele toca,ai ferra tudo. VLWWWW | |
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004 Heavy
Mensagens : 7 Data de inscrição : 06/02/2010 Idade : 34 Localização : SBFI
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Qua Fev 17, 2010 12:43 am | |
| Conhecendo (obrigatoriamente) a altitude da pista de pouso, basta aplicar algumas técnicas... como por exemplo aplicar idle a uma centena de pés e já dar início ao flare.
Varia com o peso da aeronave, vento... Enfim. O segredo é treinar bastante e largar o ILS. | |
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Magalhães WIC001 Admin
Mensagens : 225 Data de inscrição : 02/02/2010
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Qua Fev 17, 2010 10:05 am | |
| - WIN023 escreveu:
- Boa pessoal,eu gostaria de saber se alguem aqui do forum tem umas dicas pro pouso do 747 pq eu estou com muita ppouca sorte com ele esses dias no quesito TD,é eu acho que é porque ele é alto ai quando acho que n vai tocar ele toca,ai ferra tudo.
VLWWWW
O grande segredo é mesmo treinar treinar treinar... Mas existem fatores fundamentais que deve-se levar em conta. Peso: Calcule sempre seu consumo de combustivel para não faltar fuel ou não chegar com os tanques muito cheios. (fique esperto com o balanceamento do combustivel nos tanques. Isso faz uma diferença danada) Preste sempre atenção no seu zfw quando esta fazendo seu pv. Fique esperto ao FOQA. Clima: Preste atenção ao vento. Flaps. O regime de flaps dos nossos modelos são bem realistas. Estude e respeite os limites de flaps. Consulte o manual da aeronave. de uma olhada no FOQA e também na configuração do FMC da aeronave, pois ela de sugere o melhor regime de flaps para a situação. VS: Esteja sempre controlando a vertical speed. A altitude da pista e o ponto de captura do glide. Faça alguns autolands e observe o comportamento geral da aeronave ai vc tenta reproduzir sempre. Planejamento: Este é fundamental em aviação. Planeje seu vôo! Não voe junto com o avião. O bom cmte voa sempre 5 minutos a frente do avião. Como assim? Saiba com certeza onde o avião vai estar nos proximos 5 minutos de vôo. E decida antes como ele vai chegar la. Assim vc esta sempre no controle e não é surpreendido por coisas que devem ser rotineiras. Calma: Voe com calma. afinal você esta mo controle. Seja tranquilo e aproveite seus vôos. Treino: principalmente este! treine treine e treine e quando vc achar que ja esta bom continue treinando e treinando. Porque cada vôo é um vôo e só com treino vc se prepara para todos os tipos de siuação. Relaxe: Todo piloto por mais experiente que seja esta sujeito a um catrapo de vez enquando. Não se extresse e nem desanime com um destes. por que é normal. Com um pouco de estudo dos manuais e do FOQA logo vc adquire vivencia no modelo e logo vai estar voando dentro dos limites operacionais quase automaticamente. Bons vôos e bons treinos. | |
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WIC023 Hudson
Mensagens : 23 Data de inscrição : 16/02/2010 Idade : 30 Localização : São Carlos
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Qua Fev 17, 2010 5:02 pm | |
| Opa logico sempre treina,mais como ainda sou novo no 747 uma dica é sempre bem vinda,mais vlw ae pessoal,ja to pegando pratica aqui com essa maquina e logo logo nem vou usar mais o ils hehehe,VLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! | |
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Lucasj WIN003
Mensagens : 2 Data de inscrição : 17/02/2010 Idade : 45 Localização : Santa Comba Dão
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Qua Fev 17, 2010 8:06 pm | |
| Vejo que sua principal dificuldade está na adaptação com a altura do cockpit do 747. Como na aviação real uma da principais dificuldades dos pilotos que estão em treinamentos em aerovaves maiores, é a diferença da altura do cockpit em relação ao solo.E isso no simulador não é diferente, ainda mais com o 747 que tem um cockpit muito alto. Se tratando de software, no caso o 747 da pmdg, minhas técnicas principais são: Em aproximação em pistas com ILS e com Papis deixo o AP controlar o avião até os 600/500ft, dependendo é claro da visibilidade, e após desligo AP, A/T e tudo na mão até o solo. Como o 747 tem o cockpit alto, procuro manter sempre tres PAPIS em branco e um vermelho, estando um pouco acima da rampa de aproximação, pois assim tenho uma folga mantendo uma menor inclinação do nariz, tendo melhor visibilidade da pista e istos me da condições para "escolher" melhor o ponto de toque, após o GPWS anunciar os minumus (Landing)vou iniciando pouco a pouco o flare, e após o GPWS anunciar os 20ft trago manetes para idle,controlando a inclinação do nariz. Não exagere o 747 por ser pesado logo que está com potência reduzida e a 20ft vai logo para o chão.
Outra dica mantenha razão de descida constante, multiplique sua velocidades em Knots por 5 que dará uma razão aproximada para manter uma boa rampa de descida, ex: 140knots x 5 = 700fpm. Mas atenção, se estiveres com vento de proa, a velocidade em relação ao solo será menor, logo deve-se reduzir um pouco a razão de descida. | |
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WIC023 Hudson
Mensagens : 23 Data de inscrição : 16/02/2010 Idade : 30 Localização : São Carlos
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Qua Fev 17, 2010 8:35 pm | |
| É isso msn,o que eu ainda nao to muito acostumado é a altura,pq quando eu acho que estou longe do toque,ele toca,ai ferra tudo,mias estou treinando e ja to ficando bom!!!! VLW ae pela Ajuda pessoal!!! | |
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Duley WIC013
Mensagens : 29 Data de inscrição : 18/02/2010 Idade : 37 Localização : Belo Horizonte
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Seg Fev 22, 2010 2:30 pm | |
| Os limites a gente conhece estudando. São números e depois que tomamos conhecimento já era, tá aprendido. Voar já é outra história. Não basta ler, tem que praticar. Pega o 747 e faça vários toque e arremetida em algum aeroporto pra pegar a prática. Melhor forma de pegar as atitudes ideais para realizar um pouso tranquilo e seguro e claro se familiarizar com a altura da cabine, que realmente é o fator de maior dificuldade para calcular exatamente quando a aeronave vai tocar o solo. Existem os ideais como por exemplo. Quanto o GPWS canta fifty (50) vc corta a potência. Mas ai claro, vc pode se adequar a esses ideais sempre respeitando os limites.
Pousos mais duros (famosos catrapos) podem ser feitos (cuidado pra não exagerar) em pistas contaminadas ou curtas. Dessa forma vc garante que o avião toque logo o solo e tenha mais espaço pra frenagem.
Meio off topic, mas ja que o Magalhães tocou no assunto, to vendo que tem um pessoal que tá voando fora dos limites. Dando uma olhada no .pdf dos voos vi gente voando com o avião abarrotado de carga, excedendo o Maximum Payload Weight. Vi gente voando com o avião sem carga nenhuma tbm. No MD11 por exemplo, devido a configuração da aeronave (asas deslocada mais do que o normal para parte traseira da aeronave), mesmo voando com ele vazio (apenas combustivel) deixa ele com o nariz extremamente leve e o CG fora do envelope. Não sei se vcs tem notado isso, mas se notaram e penalizaram o piloto, sugiro que além de penalizar, explicar tbm o porque que foi penalizado e o que fazer para evitar futuras penalizações. | |
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WIC015 Felipe
Mensagens : 9 Data de inscrição : 28/02/2010
| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 Dom Fev 28, 2010 7:26 pm | |
| Sempre que pouso com o 777 ele dá um pulinho, mas nada de mais. | |
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| Assunto: Re: Tecnica de Pouso com o 747 | |
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