Pessoal,
voando hoje no trehco LEIB - LPPT, sofri um flameout no motor #2 em cruzeiro com o MD11.
Com mais ou menos 40 minutos de voo o FADEC do motor 2 deu FAULT. Coloquei o FADEC ALTN porém sem poder voar com Auto Throttle. Ainda mantendo meu nível FL340 comecei a ponderar se pousaria no aeroporto mais próximo ou se continuava o voo até Lisboa sem A/T. Cerca de tres minutos após a primeira pane, o motor #2 deu flame out sem alterar os parâmetros. EGT, vibração e parametros de oleo todos ok antes do IFSD.
A partir daí iniciei uma descida para FL260, coloquei a manete de fuel do motor 2 na posição CUTOFF, levei a potência do #2 para idle e acionei a APU.
Como já havia ocorrido uma pane no FADEC anteriormente, associei o flame out justamente ao problema no FADEC, mesmo voando com o backup. Achei prudente não forçar um acionamento em voo.
Pesquisando no FMGS vi que estava a 80NM de Madrid. Decidi então pousar em Madrid o mais rápido possível.
Aproei diretamente para o VOR BRA de Barajas e iniciei o procedimento para pousar na pista 15L. Não foi necessário fazer fuel dump.
Pouso ocorreu de forma tranquila e segura.
Algumas shots
Momento quando o FADEC #2 deu FAULT
Fuel em CUTOFF e manete em idle
Motor 2 apagado
Sobrevoando Barajas pouco antes do pouso
**As vezes voo com os sistemas de pane do MD11 ligado, mas nunca tinha sido pego com pane e hj fui surpreendido. Estava voando tranquilamente, mexendo no celular quando a luz de warning acendeu. Foi bastante interessante ter passado por essa situação.
Abraço a todos e voem com segurança.